-
, (Fotos: Keli Magri/MB Comunicação)
Federação da Agricultura e Serviço de Aprendizagem Rural são apoiadores e expositores da feira que acontece até sábado, no oeste catarinense
Participante desde a primeira edição, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) marca presença, pelo 27º ano consecutivo, do Itaipu Rural Show, que acontece de hoje até sábado (18 a 21/02), em Pinhalzinho. Além de um dos 350 expositores, o Sistema é apoiador da feira agropecuária e nesta edição anunciou novos investimentos nas cadeias produtivas do Estado.
Durante a abertura nesta quarta-feira, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, assinou três Termos de Cooperação Técnica e Financeira: o primeiro e o segundo com a Cooperitaipu para divulgação do 27º Itaipu Rural Show e para capacitação de 22 turmas do curso de Inseminação Artificial em Bovinos que alcançará 220 produtores rurais da região. O terceiro, assinado na Carreta Agro Pelo Brasil, em parceria com a Aurora Coop e o Sebrae/SC, formalizou o compromisso das entidades com o projeto de Encadeamento Produtivo 2026 para fortalecer as cadeias produtivas de suínos, aves e leite em Santa Catarina.
Pedrozo ressalta que, além de incentivar a realização das feiras agropecuárias no Estado, a cooperação do Sistema com as demais entidades busca melhorar a eficiência produtiva, reduzir custos e ampliar a renda dos produtores rurais catarinenses.
“Juntos ampliamos nosso alcance e conseguimos oportunizar aos produtores de todo o Estado acesso ao conhecimento e às tecnologias de ponta para que possam crescer com apoio e sustentabilidade. Além do Itaipu Rural Show, apoiamos mais de 300 feiras e eventos agropecuários anualmente, fazendo chegar até as propriedades rurais o que há de mais importante para o desenvolvimento do setor”, destaca Pedrozo.
O presidente lembra da primeira edição da feira e enfatiza a evolução do evento organizado pela Cooperitaipu. “O Sistema Faesc/Senar esteve presente desde o início do Itaipu Rural Show, em 1998, quando era apenas um dia de feira, focada na produção de milho. Eu fico muito feliz em ver a evolução do Itaipu Rural, que hoje é uma das principais feiras do Estado, levando inovação aos produtores”, enfatiza.
Também participaram da abertura da feira o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo; o vice-presidente de Finanças do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC, Renato Campos de Carvalho; o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton; o presidente da OCESC e Sistema Sescoop/SC, Vanir Zanatta; o diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan; o gerente corporativo de desenvolvimento rural da Aurora Coop, Marcos Tolentino Lopes; o presidente do Sindileite SC, Selvino Geisel, além de lideranças políticas regionais e estaduais.
FORTALECIMENTO DO AGRO
Ao anunciar investimentos para Pinhalzinho e região Oeste em infraestrutura, agricultura e educação, o governador, Jorginho Mello, sublinhou a relevância da feira e defendeu ações para fortalecer o agro catarinense. “Eventos como este trazem troca de experiências, apoio técnico e acesso à tecnologia e inovação no campo. Não podemos deixar morrer quem produz, alimenta e faz Santa Catarina crescer. Queremos que os produtores rurais continuem dando orgulho para o nosso Estado e todo o País”.
O presidente da Cooperitaipu e da Fecoagro, Arno Pandolfo, enalteceu a grandiosidade da feira e agradeceu o apoio do Sistema Faesc/Senar ao evento. “Sem dúvidas, essa é a maior feira que já organizamos. Teremos recorde de público, de expositores e de movimento econômico. Isso será possível porque contamos com o apoio importante da Faesc/Senar, na realização do evento e na parceria de longa data na capacitação e qualificação dos nossos produtores, especialmente na bovinocultura de corte e leiteira”, sublinha.
ITAIPU RURAL SHOW
A 27ª edição deve atrair 70 mil pessoas nos quatro dias de feira e movimentar mais de R$500 milhões em negócios. A primeira edição do Itaipu Rural Show foi realizada em um único dia, 1º de fevereiro de 1998, com o nome de Itaipu Milho Show. Em 1999 nasceu o nome Itaipu Rural Show, realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro, com maior diversidade de mostra de cereais, tecnologia e palestras.
Neste ano, a feira que já é uma das maiores do Estado, apresenta ao público as últimas novidades em tecnologia para produção de grãos e animais, através de máquinas e equipamentos, técnicas de ordenha e silagem, nutrição, produtos químicos e agroecológicos, seminários, palestras e orientações técnica.
Tags
- agricultura
- Agro
- agronegócio
- brasil
- CNI
- Faesc
- produtores rurais
Deixe seu comentário