Lançamento da marca "Caminhos da Fronteira" une 19 municípios e marca um novo capítulo para o turismo no Extremo Oeste de Santa Catarina, com o apoio estratégico do Sebrae/SC.

 A criação da marca Caminhos da Fronteira marcou um passo importante para fixar o extremo oeste catarinense como destino turístico integrado, fortalecendo uma identidade comum entre os 19 municípios que integram a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). O Sebrae/SC teve papel central no processo ao conduzir estudos, orientar as governanças e estruturar rotas que posicionam a região de forma estratégica no mapa do turismo nacional.

Em um evento que reuniu cerca de 500 pessoas na terça-feira (25), em São Miguel do Oeste, prefeitos, secretários, gestores públicos, empreendedores e lideranças do setor turístico conferiram os avanços da região. “Todo esse trabalho faz parte do Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado, que prevê 30 meses de ações contínuas voltadas à qualificação da governança, ao fortalecimento do trade, à formatação de roteiros e ao posicionamento da marca regional no mercado”, destacou o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.

Foram apresentados durante o encontro os 19 municípios que compõem a Ameosc: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis, reforçando a diversidade e a riqueza cultural que dão unidade à nova marca. O presidente da Ameosc e prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, destacou que Caminhos da Fronteira representa mais que uma logomarca, “ela cria uma identidade regional, um sentimento de pertencimento. Precisamos nos reconhecer e nos posicionar como Caminhos da Fronteira”, comentou.

O Presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira, Ricardo Scalco, reforçou a dimensão histórica do momento ao afirmar que o lançamento representa um divisor de águas para o desenvolvimento regional do turismo. “A IGR está realizada e feliz com a parceria construída com a Ameosc, com o Sebrae/SC e com entidades que sempre apoiam o turismo regional. A nova identidade é uma bandeira comum, que passa a representar todos os produtos turísticos da região.

A identidade territorial é fundamental para o turista, pois permite que o visitante reconheça a região não mais como um conjunto isolado de cidades ou atrativos, mas como um destino unificado chamado Caminhos da Fronteira. Essa marca, fortalecida dia após dia, trará reconhecimento, pertencimento e uma percepção clara do que a região oferece”, frisou.

GOVERNANÇA REGIONAL
Entre os destaques do evento esteve a apresentação do Sebrae/SC sobre o trabalho desenvolvido ao longo do último ano na preparação do território. O gerente regional do Sebrae/SC explicou as etapas já concluídas e as próximas ações previstas, que envolvem o fortalecimento da governança regional, a integração dos municípios, o aprofundamento do diagnóstico da oferta turística, a formatação de circuitos e roteiros com métodos específicos, a qualificação contínua de empreendedores e gestores públicos, o apoio à participação em eventos e feiras, além da realização de ações de acesso ao mercado com foco na promoção regional. O plano de desenvolvimento, que se estenderá até 2027, consolida uma das iniciativas mais robustas já estruturadas para o fortalecimento do turismo no extremo oeste.

Trennepohl destacou a relevância estratégica do momento ao afirmar que a região vive um marco histórico. Segundo ele, a marca representa a união dos municípios e simboliza a oportunidade de transformar o turismo em uma atividade estruturante para milhares de famílias. “O Sebrae/SC atua lado a lado com o território para fortalecer governanças, estruturar rotas, qualificar empreendedores e preparar a região com profissionalismo e visão de futuro. O Caminhos da Fronteira é a expressão de um trabalho coletivo que começa a ganhar forma e que projeta o extremo oeste com mais força e autenticidade no cenário catarinense e nacional”, salientou.

SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.



Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Empreendedores
  • empreendedorismo
  • Sebrae