-
. (Fotos: ASCOM)
O evento fortalece o compromisso da instituição em incentivar as equipes locais e ampliar o alcance do atendimento aos empreendedores
Com o objetivo de promover integração, troca de experiências e capacitação técnica, o Sebrae/SC realizou na última semana o Encontro Regional das Salas do Empreendedor da região oeste, reunindo atendentes, secretários e agentes de desenvolvimento de diversos municípios. O evento fortalece o compromisso da instituição em incentivar as equipes locais e ampliar o alcance do atendimento aos empreendedores, com destaque para a inteligência artificial aplicada a aprimorar competências essenciais para o atendimento ao empreendedor.
A capacitação foi marcada por momentos de networking, dinâmicas e aprendizado coletivo, estimulando o relacionamento entre os participantes e o compartilhamento de boas práticas no atendimento aos empreendedores da região.
A gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Marieli Aline Musskopf, destaca o papel estratégico das Salas do Empreendedor na promoção do desenvolvimento regional. “Vocês são parceiros importantes do Sebrae/SC, atendendo diretamente os municípios. O desenvolvimento e o empreendedorismo estão atrelados ao seu trabalho. O desafio do dia a dia é fazer muita coisa para desenvolver o município e os empreendedores. A dificuldade de um é a solução do outro, por isso a importância desse encontro. Nosso papel é buscar continuamente o que mais podemos oferecer aos empreendedores”, ressalta.
Segundo Marieli, o encontro simboliza o fortalecimento da rede parceira municipal e evidencia a importância de manter uma atuação colaborativa entre o Sebrae/SC e as prefeituras, com foco na melhoria dos serviços e na criação de novas oportunidades para os negócios locais.
EXPERIÊNCIA
Entre os participantes, o agente de desenvolvimento de Ipumirim, Dimorvan Comelli, enfatiza a importância da integração entre os municípios e a troca de experiências proporcionada pelo evento. “Estamos em estágio inicial com a Sala do Empreendedor em Ipumirim, há pouco mais de um mês em funcionamento. Participar desse encontro é uma oportunidade valiosa para aprender com outras equipes da região. Já sentimos o impacto positivo no município, recebemos muitos elogios e formalizamos vários MEIs. Recentemente, auxiliamos uma empreendedora venezuelana a legalizar o próprio negócio, e ver a emoção dela ao conquistar isso foi gratificante. É a prova de que a sala realmente transforma vidas”, disse.
Para Gizeli Fernandes, agente de desenvolvimento e responsável pela área de tributação do município de Paial, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado e motivação. “Buscamos auxiliar os empreendedores a se desenvolverem e fortalecer suas atividades, ajudando na organização, no planejamento e na tomada de decisões. A Sala do Empreendedor de Paial tem cerca de cinco meses, mas já percebemos o quanto os empreendedores estão buscando o apoio da sala. É gratificante ver esse envolvimento e saber que nosso trabalho contribui para o crescimento das empresas e do município”, frisa.
A introdução do tema inteligência artificial nas capacitações do Sebrae/SC reforça o compromisso da instituição com a inovação e a modernização do atendimento público. “O encontro proporcionou aos participantes uma reflexão prática sobre como as novas tecnologias podem apoiar a gestão das Salas do Empreendedor, agilizar processos e aprimorar o atendimento aos negócios locais”, finalizou Marieli.
O evento também serviu como espaço de conexão entre profissionais de diferentes municípios, além de fortalecer a rede de cooperação entre as Salas do Empreendedor do Oeste Catarinense, um dos pilares do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com as administrações municipais.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Tags
- Capacitação
- Desenvolvimento Econômico
- empreendedorismo
- Empresa
- Negócios
- SALA DO EMPREENDEDOR
- Sebrae
Deixe seu comentário