Nossa missão é fomentar o setor de alimentação fora do lar, diz a presidente da Abrasel, Juliana Mota
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Juliana Mota, presidente da ABRASEL (Fotos: Gelson Antunes)
“Nossa entidade trabalha por mais de 75 mil estabelecimentos, que estão presentes em todos os municípios do estado”, acentua Juliana
O verão começa oficialmente no próximo dia 22 de dezembro. A estação mais quente do ano é vista como um dos motores da economia catarinense, devido às diversas e variadas opções turísticas apresentadas pelo Estado.
Segundo o Almanach, Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina, o Estado aguarda aumento significativo na presença dos turistas no verão 2023/2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Há expectativa de crescimento de 10% no fluxo aéreo nos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Chapecó vindo, especialmente, aeronaves de São Paulo (capital), Guarulhos e Campinas.
Além disso, o turismo internacional também é observado com bons olhos pelo sistema Almanach. A previsão é um expressivo incremento de 146%, em relação ao ano de 2022. Os países sul-americanos devem liderar o ranking de visitantes procedente do exterior ao Estado: argentinos, chilenos e paraguaios podem formar o pódio.
Com a perspectiva positiva da nova estação, a Rede Catarinense de Notícias entrevistou Juliana Mota, Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Santa Catarina, sobre como o setor está se preparado para a temporada do verão 2023/2024. Juliana falou também sobre a missão da Abrasel, como os comerciantes podem fazer parte da associação, quais são os benefícios de ser associado e como os membros da entidade estão se preparado para a temporada.
RCN:O que é a Abrasel?
Juliana: A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização associativista, cuja missão é representar, desenvolver e fomentar o setor de alimentação fora do lar, cobrindo bares, restaurantes, padarias, confeitarias, cafés entre outros. Em Santa Catarina, a Abrasel trabalha por mais de 75 mil estabelecimentos, que estão presentes em todos os municípios do estado. O segmento gera milhares de empregos e negócios em Santa Catarina e é a porta de entrada para o primeiro emprego, além de representar uma significativa fatia da economia catarinense.
RCN: Como fazer parte da associação?
Juliana: Sempre gosto de explicar que a Abrasel trabalha por todo o setor, independentemente de a empresa ser associada ou não. Mas ser associado tem muitas vantagens. Para os interessados, mesmo para conhecer mais sobre a Abrasel, basta entrar em contato por meio do nosso Instagram @abraselsc, pelo telefone (48) 98432-4524 ou no email [email protected].
São muitos os benefícios de fazer parte da entidade. Eu poderia falar somente das taxas especiais para o recebimento de cartões, da redução da taxa dos vouchers refeição a quase pela metade - uma exclusividade da Abrasel - ou outras vantagens financeiras. Porém acredito que os programas de qualificação, as missões técnicas, as palestras exclusivas, os eventos, o network, os canais de conteúdo e comunicação exclusivos, a assistência, a rede de apoio, o recebimento de informações em primeira mão e de forma privilegiada e as amizades construídas sejam os pilares que fazem a entidade crescer e ser tão importante para o setor.
Não menos relevante, o trabalho que a Abrasel faz de representatividade, defendendo e ajudando o segmento a se fortalecer perante o poder público, também é um dos grandes benefícios em ser associado.
RCN: Como os associados estão se preparado para a temporada de verão?
Juliana: Para boa parte de nossos associados, a temporada é o momento de maior faturamento, principalmente no litoral. A Abrasel está em constante trabalho para também fomentar o turismo em outras regiões do estado. Nos meses que a antecedem a temporada, todos ficam de olho nas pesquisas oferecidas pela entidade e, baseados nos dados, avaliam a necessidade de aumento de equipe, participam de treinamentos exclusivos e recebem novidades para ajudar a atrair os clientes.
Em outras regiões, é o momento de dar férias coletivas, de aproveitar para realizar manutenções, treinamentos e ajustar a casa para receber os clientes na volta das férias.
A receptividade, o bom atendimento e a gastronomia de Santa Catarina, são atrativos diferenciados para os turistas e o objetivo é melhorar sempre para crescermos mais.
RCN: Dicas para o setor durante a temporada?
Juliana: Conforme comentado anteriormente, o trabalho junto aos associados para a temporada inicia muito antes, com os cursos e palestras de qualificação. Também há os encontros, como os happy hours para troca de ideias e apresentação de novas soluções, além da assistência para a resolução de problemas.
Como dica, fica a lembrança da importância de acompanhar o CMV e os custos da operação, o desenvolvimento de um marketing mais eficiente e o cuidado com a jornada do cliente.
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