Município berço da Oktoberfest poderá ter três candidatos a prefeito pela terceira vez na história, recorda o Jornal Imagem, de SMO.

O presidente da Executiva Municipal do PT de Itapiranga, Ricardo Kraemer, confirmou que o partido pretende ter chapa pura ao executivo na eleição de outubro. Os pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores são Tarcísio Kummer e Nilo Bourscheidt. A decisão ocorreu em reunião da executiva que decidiu por unanimidade lançar os dois nomes para concorrer na majoritária. Kraemer reforça que isso foi baseado em pesquisas e principalmente pelo respaldo como pessoas públicas que ambos possuem. O PT faz parte do atual governo, porém a coligação não será mantida em função da migração do prefeito Alexandre Ribas, do PP para o PL.

O presidente municipal do PT, Ricardo Kraemer, afirma que Tarcísio Kummer, foi escolhido para ser o pré-candidato a prefeito tendo por base ser o mentor da implantação da FAI Faculdades em Itapiranga, além de já ter exercido cargo de Coordenador Regional da Educação, Secretário Municipal da educação, professor universitário e uma liderança marcante no município. Já Nilo Bourscheidt representa o agronegócio, realiza grande trabalho na função de atual vice-prefeito de Itapiranga e uma liderança presente na rotina do município. Ricardo Kraemer salienta que o PT possui chapa pura, mas não fecha possibilidades de diálogos com outros partidos para fazer parte do projeto. Kraemer destaca ainda que o PT projeta lançar 12 candidatos ao Legislativo e já possui uma lista com possíveis concorrentes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Outras candidaturas

Este foi o terceiro anuncio de pré-candidatos ao executivo de Itapiranga. Alexandre Ribas, do PL, já foi confirmado como pré-candidato a prefeito, tendo como vice o empresário, Elton Maldaner do PP.

Outro anuncio foi feito pelo MDB, que lançou Fábio Hahn como pré-candidato a prefeito, tendo o vereador Luis Carlos Steffenon do PSB como vice.

História

Os eleitores de Itapiranga poderão ter oportunidade de escolha entre três candidatos após um período de 36 anos em que apenas duas opções foram colocadas para eleição ao executivo.

Caso as convenções partidárias confirmem os três pré-candidatos, será apenas a terceira vez na história que Itapiranga terá mais que dois postulantes ao executivo.

Na primeira eleição, que a população teve direito ao voto, em 1985, foram cinco candidatos a prefeito. Já na eleição de 1988, três candidatos disputaram os votos dos itapiranguenses. Na eleição de 1985, a primeira com voto popular, os candidatos a prefeito foram, Ottmar Schneiders do PDS, Leo Wirth do PT, Gilberto Henkes do MDB, Roque Meurer do PDT e Bruno Rauch do PFL. Gilberto Henkes foi o vencedor.

Em 1988, foram três candidatos, sendo Áurio Welter do MDB, Roberto Berwanger do PDS e Ênio Spaniol do PT. Áureo Welter foi o vencedor.


Jornal Imagem, de São Miguel do Oeste, associado da Adjori/SC