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Capitaneada pela Secretaria de Estado do Turismo, a iniciativa envolve também outras pastas do governo como as forças de segurança, Casan, Celesc, Procon. (Fotos: Jonatã Rocha/SecomGOVSC)
O lançamento da campanha é resultado de um trabalho estratégico intenso que a Setur e o Governo do Estado têm realizado ao longo de 2025. A expectativa é atender mais de 3 milhões de turistas.
O governador Jorginho Mello lançou nesta quinta-feira (18), em Itajaí, a campanha Estação Verão 2026, que marca o início da alta temporada em Santa Catarina. Capitaneada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a iniciativa tem como tema “Santa Catarina: mergulhe no ritmo do verão e viva a experiência” e destaca o estado não apenas como destino de praias, mas de vivências completas ao longo de todo o território.
A ação envolve diversas pastas do governo, como as forças de segurança, Casan, Celesc e Procon, com foco na qualidade dos serviços, infraestrutura e segurança para moradores e visitantes.
“Estamos otimistas. A expectativa é de aumento significativo no número de turistas estrangeiros e nacionais. Santa Catarina é reconhecida como o estado mais seguro do país, e estamos preparados, com todas as forças policiais, para garantir tranquilidade às famílias que nos visitam”, afirmou o governador.
Segurança como diferencial
Reconhecida nacionalmente, a segurança pública é um dos principais atrativos do estado. O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, destacou o planejamento integrado realizado ao longo do ano. “Quem vem a Santa Catarina busca experiências em locais de beleza natural única, do litoral à serra. As forças de segurança estão plenamente preparadas para oferecer tranquilidade a catarinenses e turistas do Brasil e do exterior”, disse.
Ações estratégicas para a temporada
O lançamento da campanha é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido ao longo de 2025:
Infraestrutura e segurança reforçadas: investimento integrado e ampliação do efetivo nas regiões de maior fluxo turístico.
Novas rotas aéreas: consolidação de voos internacionais diretos e reforço da malha doméstica, facilitando o acesso ao estado.
Promoção segmentada: ações sazonais — Estação Inverno, Primavera e agora Verão — que posicionam Santa Catarina como destino de quatro estações.
A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, ressaltou o trabalho conjunto. “O verão em Santa Catarina é sinônimo de excelência. Unimos praias, segurança e hospitalidade. Nosso objetivo é que cada visitante se sinta seguro e queira retornar em outras épocas do ano”, afirmou.
O prefeito de Itajaí, Robson Coelho, comemorou a escolha da Praia Brava para o lançamento. “Temos certeza de que será a melhor temporada da história, com forte movimentação econômica para nossas cidades”, disse.
Forças de segurança mobilizadas
A Operação Estação Verão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ocorre de 15 de dezembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026 e mobiliza 2.053 guarda-vidas em 429 postos. A estrutura inclui helicópteros, motos aquáticas, viaturas, embarcações, quadriciclos e aviões. O efetivo de guarda-vidas civis voluntários foi ampliado após aumento de 10% no investimento estadual.
A Polícia Militar reforçará o policiamento em 28 cidades litorâneas e 26 estâncias hidrominerais, com mais de 500 policiais por dia, incluindo 328 novos soldados formados em dezembro. Haverá policiais bilíngues e uniformes adaptados ao verão.
A Polícia Civil atuará em 30 municípios, com reforço de 690 policiais e mobilização total de 1.580 servidores, além de 469 viaturas. A corporação investirá mais de R$ 8 milhões na operação, que inclui ações preventivas, investigativas e projetos voltados à segurança de turistas e moradores.
A Polícia Científica também integra a operação com 10 unidades mobilizadas, 396 servidores e atendimento ininterrupto. A estrutura conta com scanners 3D, drones, tablets multiespectrais e microscópio eletrônico de varredura, ampliando a capacidade de resposta pericial.
Saneamento e energia
Para a temporada 2025/2026, a Casan investiu R$ 140 milhões em obras e ações para ampliar a oferta de água e reforçar o sistema de esgoto, com planejamento iniciado ainda no fim da última temporada. A expectativa é atender mais de 3 milhões de turistas.
A Celesc reforçou a Operação Verão, ampliando equipes e realocando recursos. Desde 2023, a companhia investiu R$ 3,5 bilhões na modernização da rede elétrica e mais de R$ 300 milhões em poda preventiva e inspeção de redes, garantindo maior confiabilidade do sistema durante o período de maior demanda.
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