logo RCN

Ultimas :

10/09/2024 13:11

RCN Impressa

Confiança do varejo catarinense cresce 5,2%

Por Rodrigo Ferreira

 Publicado 10/09/2024 13:11

  • Hélio Dagnoni: Melhora das expectativas (Fotos: Divulgação)

O percentual registrado em agosto foi o segundo maior do país, mostra pesquisa da Fecomércio/SC

O empresário do comércio de Santa Catarina está mais confiante e com maior disposição para investir e contratar. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio/SC, que mede a confiança do empresário catarinense (ICEC), o indicador avançou 5,2% em agosto, o segundo maior percentual do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou alta de 10,7%.
O índice de confiança chegou a 105,8 pontos, apontando um cenário positivo. “A confiança cresce pela melhoria das expectativas, principalmente pelo otimismo com a economia e pelas perspectivas de novos investimentos”, observa o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni.
Já o indicador que mede as expectativas com a economia (IEEC) cresceu 9% e alcançou 133,1 pontos. No mesmo sentido, a pesquisa da Fecomércio/SC mostrou que o empresário de Santa Catarina está mais confiante para contratar funcionários e realizar investimentos (+2,3%).
“A economia de Santa Catarina está crescendo o dobro da média nacional e o governador Jorginho Mello tem apostado em programas que incentivam novos negócios no estado. Isso dá otimismo para o empresário catarinense, gera expectativa por investimentos e a confiança cresce. O estado tem o menor índice de desemprego, a massa de salários cresceu, por isso o empresário de Santa Catarina, especialmente do comércio, está mais confiante”, acredita o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.
Expectativa positiva
O indicador que avalia as condições atuais do empresário ainda está abaixo da média, com 76,9 pontos. No entanto, o número apresentou alta de 3% em agosto e as expectativas melhoraram. De acordo com a pesquisa, os empresários estimam que a situação vai melhorar em todos os cenários: tanto na economia (+14,8%) como no setor de comércio (+6,3%) e no seu próprio negócio (+7,1%).

Sílvio Dreveck: Menor índice de desemprego
  • Sílvio Dreveck: Menor índice de desemprego (Fotos: Divulgação)


Brasil
Se em Santa Catarina o empresário está mais confiante, no cenário nacional a situação é diferente. A confiança dos varejistas brasileiros enfrenta a quarta queda consecutiva, com um recuo de 1,5% no último mês e 1,8% no comparativo anual - continuando o ciclo negativo iniciado em janeiro de 2023.
Intenção de consumo
Outra pesquisa realizada pela Fecomércio/SC revela que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Santa Catarina alcançou a segunda maior taxa do Brasil, atrás apenas do Amazonas. Em agosto, o índice subiu 11% em comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 116,9 pontos — o maior valor para agosto dos últimos nove anos, o que indica mais disposição para o consumo das famílias catarinenses.
A pesquisa mostra que seis dos sete indicadores do ICF apresentaram crescimento em agosto, sinalizando uma maior satisfação das famílias catarinenses com sua capacidade de consumo atual e futura. Esse aumento reflete o otimismo crescente sobre aspectos como emprego (+15,9%) e renda (+8,5%).
Para o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o aumento na intenção de consumo está associado ao crescimento do poder de compra em Santa Catarina. Segundo dados do IBGE, o rendimento médio do catarinense aumentou 6% no segundo trimestre de 2024, passando de R$3.367 para R$3.569. “Além disso, a massa de rendimentos também cresceu, somando mais 10,5%.”, comemora o líder empresarial.

  • Sílvio Dreveck: Menor índice de desemprego (Divulgação)

Deixe seu comentário

Mais lidas