Atenção Compartilhada, Brincar Simbólico, Engajamento e Regulação
Nesta edição, vamos discorrer sobre o modelo JASPER, uma abordagem terapêutica baseada na combinação de princípios de desenvolvimento e comunicação, desenvolvido pela dra. Connie Kasari, que é professora de estudos psicológicos em Educação e Psiquiatria, na Universidade da Colifórnia - (UCLA).
O modelo JASPER é uma intervenção baseada numa rotina de jogos em grupo, que encoraja a criança com Transtorno do Espectro Autista - (TEA) a perceber seus colegas e participar de uma atividade compartilhada.
O objetivo desse tratamento é melhorar as habilidades sociais e de comunicação dessas crianças, principalmente as não verbais ou pouco verbais, pois estimulam a atenção conjunta e habilidades ligadas ao desenvolvimento da fala.
Nesse modelo, por exemplo, usa-se atividades cotidianas das crianças como: práticas de jogos e brincadeiras, regar as plantas e cuidar da aparência para que interajam com o terapeuta, educadores e outras crianças também; o método foi pensado para ser aplicado, de uma forma simples, por terapeutas e educadores treinados, sendo uma intervenção mais acessível, principalmente para as famílias de baixa renda.
Segundo o professor Peter Mundy, PhD, da UCLA: “O modelo de tratamento JASPER é um dos avanços mais significativos na intervenção precoce para o autismo nos últimos 30 anos”.
Quem tiver mais interesse sobre o modelo JASPER pode encontrar informações no endereço: htttps://www.jaspertraining.org/
Até a próxima!
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