Estudantes e profissionais da indústria da moda se unem para desenvolver criações
-
(Fotos: Douglas Saviato)
12ª edição do EnModa reuniu alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc e profissionais do mercado
Acadêmicos do curso superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc apresentaram na 12ª edição do EnModa as macrotendências para o inverno 2017. As criações foram concebidas em conjunto com profissionais de 23 empresas ligadas ao setor do vestuário da região. O desfile foi realizado nesta quarta-feira (2), no Siso's Hall, reunindo um público aproximado de 2 mil pessoas. O Senai/SC é uma entidade da Fiesc.
O encontro é realizado em parceria entre universidade e indústria, na qual os acadêmicos vivenciam a experiência de colocar uma coleção na passarela. Ao todo, 31 acadêmicos da sexta fase da graduação produziram três looks cada, sendo dois com foco comercial e um conceitual. Além deles, outros acadêmicos da segunda e quarta fase trabalharam em exposições e realizaram toda a organização do evento, totalizando 131 estudantes envolvidos. Os estudantes da segunda fase criaram modelos e cenários para bonecas Barbie, tendo como fonte de inspiração a indumentária no mundo. Já os alunos da quarta fase ficaram responsáveis por expor os adornos de cabeça com o tema de grandes acontecimentos mundiais.
De acordo com a coordenadora do curso, Charlene Vicente, este é um dos maiores eventos relacionados à moda e academia de Santa Catarina. "O EnModa trabalha a criação dentro de uma realidade de mercado, permitindo a maior inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho. E é uma grande oportunidade para as empresas identificarem talentos entre os futuros profissionais", destaca.
Para a acadêmica Cristina Costa Duminelli, a metodologia que coloca o aluno em contato com a empresa no desenvolvimento do produto é a forma mais eficaz de aprendizado. "Vivenciamos todos os processos na elaboração dos looks, desde o público-alvo da empresa até os detalhes antes de entrar na passarela", frisa.
O diretor do Senai, Silvio Bitencourt, destaca que todo evento é elaborado pelos estudantes, sendo a instituição apoiadora da criação dos alunos. O EnModa envolve vários segmentos de confecção, como estamparias, tecidos, bordados e acessórios.
Deixe seu comentário