O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) irá destinar, nos próximos meses, R$ 646 milhões em linhas de financiamento para o setor através do Programa Brasil de Todas as Telas - Ano 2. O BRDE é o operador financeiro responsável pela análise dos projetos, pela distribuição dos recursos do Fundo e sua fiscalização. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e pelo diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, em cerimônia, na última quinta-feira (1) no Rio de Janeiro, que contou com a presença do diretor-presidente do BRDE, Neuto Fausto De Conto, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O Programa Brasil de Todas as Telas foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. Os recursos se destinam à produção de filmes longa-metragem para o cinema e séries para a televisão, e abertura e digitalização de salas de cinema. Também são contemplados financiamentos para a linha de distribuição de longas e para o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Durante a cerimônia Rangel apresentou as linhas gerais de financiamento ao audiovisual e um balanço do primeiro ciclo do Programa que mostra o apoio a 306 longas-metragens e 433 séries ou filmes para televisão. Os investimentos também permitiram a estruturação de 55 núcleos criativos em todas as regiões do País. "A manutenção das linhas de apoio ao setor tem favorecido a produção audiovisual regional. Isso vai ao encontro dos objetivos do BRDE, que é fomentar o desenvolvimento socioeconômico. O segmento é representativo na economia brasileira e também no Sul do País", afirmou De Conto.

Nos seis primeiros meses de 2015, o BRDE emitiu 208 contratos, volume 123,6% superior ao do ano passado (93 contratos). Desde o início da parceria firmada entre a Agência Nacional de Cinema (Ancine), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e BRDE, em junho de 2012, foram emitidos 368 contratos.

Siga-nos no Google notícias

Google News