Presidente da Federação afirma que os programas de formação profissional rural diminuirão aproximadamente 50% em Santa Catarina

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, que também preside o Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), afirma que os programas de formação profissional rural diminuirão aproximadamente 50% em Santa Catarina, caso ocorra o corte de 30% das verbas do Sistema S, anunciado pelo governo federal.

Conforme Pedrozo, em 2014, o Senar atendeu de forma gratuita cera de 156 mil produtores rurais em treinamentos e programas voltados a melhorar a vida das famílias rurais catarinenses. As ações foram realizadas em 281 municípios, abrangendo 95% do território do Estado. A atuação da entidade está vinculada à aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação, de modo a aumentar a eficiência do desempenho profissional de trabalhadores e produtores rurais.

Ajuste Fiscal

O presidente da Federação afirma que o ajuste fiscal que o Brasil necessita deve estar baseado na redução da estrutura governamental, especialmente nas chamadas atividades meio, na diminuição do número de Ministérios e na extinção de milhares de cargos de confiança. O dirigente lamenta ainda que o cidadão brasileiro, além de arcar com uma das maiores cargas tributárias do planeta, também precisa pagar por serviços privados de segurança, saúde e escola.

Na avaliação do presidente da Faesc, o governo necessita gerir com responsavelmente a estrutura pública e reduzir gastos. "O Governo erra nas medidas fiscais marcadas especialmente pelo aumento da carga tributária, sacrificando ainda mais a população e o setor produtivo, sem a necessária redução dos gastos públicos", diz ele.

Siga-nos no Google notícias

Google News