Durante encontro no Centro de Negócios da Apex-Brasil, na Zona Franca de Jebel Ali, os empresários conheceram como as companhias exportam para o mercado árabe

Os empresários que integram a missão da FIESC aos Emirados Árabes Unidos conheceram neste domingo, dia 21, a atuação de onze empresas brasileiras no mercado árabe por meio do centro de negócios da Apex-Brasil. Localizada na zona franca de Jebel Ali, em Dubai, a estatal brasileira, através de um acordo com o governo local, oferece apoio logístico com custos mais baixos, redução de 50% no valor do registro de empresas brasileiras na zona franca, isenção de impostos por 50 anos, além de estudos que mostram aos empresários o perfil do mercado.

As onze organizações que atuam com o auxilio da Apex são dos setores de alimentos, autopeças, cosméticos, revestimentos cerâmicos e equipamentos médicos e odontológicos. As empresas instaladas em Jebel Ali entram no país sem precisar de um sócio local, além de ter na própria zona franca um porto considerado a porta de entrada de produtos para os doze países que integram o Conselho de Cooperação do Golfo, um mercado de cerca de US$ 120 bilhões anuais, segundo dados da Apex.

"Acreditamos que os Emirados Árabes precisam de empresas de todos os segmentos, mas o setor alimentício é um dos maiores focos", disse a responsável pela área operacional da Apex no país, Márcia Mouradian, que recebeu a delegação. Ela afirmou que muitas das empresas que atuam nos Emirados foram encaminhadas à Apex por meio das Federações de Indústria. A especialista disse que hoje o grande problema do Brasil para exportar aos Emirados é a distância, mas que isso é compensado pela qualidade dos produtos.

A zona franca tem 48 quilômetros de área, considerada a maior infraestrutura do Oriente Médio para instalação de empresas estrangeiras que desejam exportar para os países da região. Jebel Ali sedia cerca de seis mil empresas de mais de 100 países. Em 2008, as companhias localizadas na zona franca geraram cerca de US$ 37 bilhões em negócios.

Balança comercial: em 2009, Santa Catarina exportou US$ 100,8 milhões aos Emirados Árabes. Entre os principais produtos estão carne de frango, carne suína, embutidos e produtos da linha branca. Nesse mesmo período, as empresas catarinenses importaram do país árabe somente US$ 461 mil. Na pauta de compras do estado estão produtos de vidro e chapas de alumínio.