Artista brasileiro participa de MOSTRA DA Bienal DE CERVEIRA em Lisboa

Através de sua expressão, o artista comunica e rompe costumes, permitindo novos olhares acerca de valores pré-estabelecidos. O trabalho de Antonio Vargas, professor do Departamento de Artes Visuais da UDESC, representa o papel do artista que provoca questionamentos e, agora, o brasileiro vai participar da na XV Biennial of Bienal de Cerveira, na Lxfactory, em Lisboa (Portugal), de 2 a 7 de novembro.

De acordo com Vargas, este evento reúne os artistas premiados e convidados que participaram da XV Bienal de Cerveira, uma das maiores mostras de artes plásticas da Península Ibérica. A exposição será realizada na LxFactory, ESPAÇO ARTÍSTICO que tem sido cenário de diversos acontecimentos culturais, atraindo inúmeros visitantes.

Vargas destaca que que LxFactory é uma fábrica de experiências, onde é possível intervir e apresentar idéias criativas em um local bastante democrático. “Meu trabalho discute a recepção da imagem contemporânea nos meios visuais e questiona conceitos como percepção, passividade, dormência e principalmente prazer e repulsão”, explica.


O brasileiro trabalha com imagens que à primeira vista parecem amenas. No entanto, ao serem observadas minuciosamente, revelam cenas de sexo ou violência retiradas da internet e manipuladas digitalmente.

Sobre o artista
Pesquisador com participações em inúmeros congressos nacionais e internacionais, Antonio Vargas expõe regularmente no Brasil e no exterior. É professor do Mestrado em Artes Visuais e do Mestrado em Teatro, ambos da UDESC. Atua como docente no curso de graduação em Artes Visuais da mesma instituição. Tem Pós-Doutorado pela Universitat de Barcelona (1996), Doutorado em Artes/Pintura –Universidad Complutense de Madrid (1992), além de ser bacharel em Artes/Pintura- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986).