Segundo dados da Federação e do SPC-SC os maiores devedores são pessoas de 18 a 45 anos. Knorst é diretor distrital da FCDL/SC

Em tempos de crise, é muito comum encontrar problemas relacionados à inadimplência do consumidor. Isso é real e não é fato isolado de um ou de outro comércio. Inadimplência é a situação em que não é possível efetuar o pagamento ou transferência de fundos, como acordado, geralmente, é resultado de dificuldades financeiras.

Atualmente os índices de inadimplência no Brasil estão bastante elevados, na casa de 39,8% da população, entre 18 e 95 anos segundo dados do SPC Brasil apresentados em julho deste ano. No caso do oeste de Santa Catarina não é diferente, os números negativos também aumentaram substancialmente nos últimos meses.

Segundo a base de dados da FCDL/SC e do SPC-SC, em levantamento realizado entre março e maio junto às CDL's da região, os maiores devedores são pessoas de 18 a 45 anos, que totalizam 62% dos registros de SPC. Pessoas declaradas do sexo feminino compõem a maior fatia de inadimplentes, totalizando 53% enquanto os homens representam 41% e outros não informados 6%.Ainda, segundo os registros, as pessoas solteiras somam 56% dos registros no SPC-SERASA e os casados perfazem 21% dos registros e outros 23%.

O cenário econômico atual requer bastante cautela tanto para empresários quanto para consumidores. Para as pessoas que possuem seu nome registrado no cadastro negativo do SPC é importante que façam o contato com o credor para liquidar ou renegociar a dívida.

Percebe-se que o descontrole financeiro é o principal responsável pela inadimplência estimulado pela concessão desenfreada de crédito num passado recente. Acreditava-se que por meio do crédito facilitado, a economia manteria sua roda girando firme e forte, porém em nenhuma economia do mundo isso se sustenta por muito tempo.

O sistema de concessão de crédito utilizado em algumas empresas tem muito a melhorar e para isso as CDL's disponibilizam o serviço de consultas do SPC, ferramenta importante para concessão de crédito com segurança.

Nenhuma empresa enfrenta dificuldades financeiras pelo fato de não conceder crédito, mas, as dificuldades aumentam muito, quando o crédito é liberado com facilidade e sem restrições ou limites.

Siga-nos no Google notícias

Google News