-
Especialistas em propriedade intelectual vão explicar as etapas formais sobre como registrar e proteger uma marca no Brasil junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) (Fotos: Michelle Fioravanti/CNI)
Iniciativa da CNI, do Sebrae e da Fibra leva mais conhecimento sobre processo de registro e agregação de valor a partir da propriedade intelectual
Karyene Feitosa, 36 anos, encontrou no artesanato o caminho para o empreendedorismo na capital federal. Há nove anos, produz bolsas personalizadas no ateliê, construído em casa, na cidade de Taguatinga (DF). A paixão por borboletas inspirou o nome do negócio: Kayoleta Artesanatos.
Feliz em ter encontrado um nome com significado e identidade, ela criou identidade visual, com paleta de cores e logotipo. O que Karyene ainda não tinha era o registro da marca.
Ela e mais 24 empresários industriais vão descobrir os benefícios e os passos para conseguir a proteção ao nome dos negócios na primeira turma de capacitação coletiva sobre registro de marcas para MPMEs do Distrito Federal, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias de Brasília (FIBRA).
Executado pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), o projeto começou na terça-feira (11) e segue até dia 2 de dezembro.
Em quatro encontros presenciais, na sede da Fibra, especialistas em propriedade intelectual vão explicar as etapas formais sobre como registrar e proteger uma marca no Brasil junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por registros e concessões de ativos de propriedade intelectual no país.
“Assim como o desenvolvimento do meu trabalho, o nome da minha marca remete à transformação. Como tenho muito apreço por ela, eu decidi correr atrás e registrá-la. Não quero pensar em perdê-la. Tenho certeza de que, com o meu registro, vou ter mais credibilidade para vender as minhas bolsas”, afirma a empresária.
Capacitação técnica em registro de marcas
“A marca é um dos ativos mais importantes e mais usados pelas empresas. No entanto, é preciso ampliar o conhecimento sobre a propriedade intelectual, seus benefícios e processos. Esse é o objetivo desta iniciativa, levar informação relevante para o posicionamento das MPMEs”, explica Fabrício Silveira, superintendente de Política Industrial da CNI.
O coordenador substituto de Relações Institucionais do INPI, Cláudio Picanço, afirma que a propriedade intelectual é estratégica para a consolidação dos negócios, mas os empreendedores possuem muitas dúvidas sobre como iniciar o processo de registro de marca.
“Portanto, iniciativas como essa são essenciais para a gestão estratégica da marca como ativo econômico. Precisamos fortalecer a propriedade intelectual no país para intensificar a competitividade”, destaca.
A capacitação faz parte de uma das entregas da CNI ao Plano de Ação 2023-2025 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), compromisso assumido com o Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
As analistas Clarissa Garcia Pereira e Janaina da Silva Stein representaram a CNI na abertura do evento. Também participaram do primeiro encontro da capacitação: a gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Luana Torres; a gestora do Procompi pela Fibra e gerente do Centro de Internacional de Negócios do DF, Viviane Brunelly; a professora Mariana Chacur; e a consultora de negócios do Senai-DF, Claudia Amaro.
E-book de marcas para micro, pequenas e médias empresas
Para ajudar as micro, pequenas e médias empresas no processo de registro de marcas, a CNI lançou em setembro o e-book Registro de Marcas para MPMEs, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o escritório Di Blasi, Parente e Advogados Associados.
O guia traz um passo a passo sobre como registrar e proteger uma marca no Brasil junto ao INPI, órgão responsável por registros e concessões de ativos de propriedade intelectual no país.
Além de explicar as etapas formais do depósito ao deferimento, o guia responde às principais dúvidas dos empresários, como: quando registrar a marca, quais documentos são necessários, como fazer a busca de anterioridade, quais são os custos envolvidos e normas aplicáveis, entre outras.
Tags
- Capacitação
- Capital
- empresas
- Micro
- Pequenas
- Sebrae
Deixe seu comentário